O estudo intitulado The Brazilian case as a beacon to increase crop production in sub-Saharan Africa, de autoria do professor Fabio Marin, do departamento de Engenharia de Biossistemas da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), foi recentemente publicado no The Journal of Agricultural Science, revista científica da Cambridge University. A pesquisa apresenta uma análise detalhada do potencial da experiência agrícola brasileira para inspirar estratégias de desenvolvimento na África Subsaariana, com foco na produção de milho.
“As similaridades do meio físico (clima e solo) entre Brasil e África Sub-Saariana e as diferenças (de manejo agricola) apontam que a experiência brasileira do desenvolvimento agrícola como um farol para a África alcançar sua segurança alimentar e melhorar a qualidade vida da sua população”, relata o docente, que assina o estudo junto com os pesquisadores Letícia Gasparotto (que concluiu o doutorado na Esalq) e Ivo Gonçalves (pós-doc sob supervisão do professor Marin até 2023).
O artigo examina como o Brasil, ao longo das últimas décadas, alcançou expressivos ganhos na produtividade agrícola, especialmente com o uso de tecnologias inovadoras, práticas de manejo eficientes e adaptação a condições climáticas e de solo desafiadoras. Com base em uma comparação entre dados climáticos e produtivos do Brasil e da África Subsaariana, o estudo revela que a aplicação de métodos semelhantes poderia otimizar a produtividade no continente africano, onde a produção de milho, um grão essencial para a segurança alimentar, ainda está muito abaixo de seu potencial.
Além de abordar as condições climáticas favoráveis de ambos os territórios para a adaptação dessas técnicas, o estudo destaca a importância do uso de sementes melhoradas, práticas de fertilização e manejos sustentáveis, além de políticas públicas que incentivem a inovação e o desenvolvimento do setor agrícola. “Com a adoção de tecnologias e práticas adequadas, é possível que os países africanos elevem significativamente seus rendimentos agrícolas, aproximando-os dos níveis brasileiros”, aponta Marin.
A publicação deste estudo na The Journal of Agricultural Science ressalta a relevância global da pesquisa e do conhecimento técnico desenvolvidos na Esalq/USP, com potencial para contribuir para a segurança alimentar e o desenvolvimento econômico em regiões de clima similar ao brasileiro, como a África Subsaariana.
Clique aqui e acesse o artigo na íntegra
Texto: Caio Albuquerque (7/11/2024)