A Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária e o Escritório de Gestão de Indicadores de Desempenho Acadêmico (EGIDA/USP) divulgaram, em 30 de setembro, os vencedores do Prêmio USP de Impacto Social.
O objetivo deste é reconhecer e premiar docentes, e estudantes orientados por docentes da USP, atuantes em Unidades, Institutos e Museus da Universidade de São Paulo, cujas contribuições no âmbito da extensão tiveram destaque e impactaram positivamente a sociedade no ano de 2023, considerando os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS).
Nesta primeira edição, houve 33 inscrições distribuídas em 9 ODS. Foram priorizados os projetos com maior alcance, relevância e impacto, de acordo com as normas descritas no Edital.
A Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), foi uma das Unidades do interior da USP contemplada em 1º lugar na Categoria Fome Zero e Agricultura Sustentável, por conta da realização do V Simpósio de Microbiologia Agrícola: Aplicações e perspectivas para a agricultura do futuro, sob a coordenação da Profa. Simone Possedente de Lira, docente do Departamento de Ciências Exatas.
Entre palestras, mesas redondas e minicursos, o V Simpósio de Microbiologia Agrícola, ocorrido entre 11 e 14 de abril de 2023, abordou temas como Microbiologia Agrícola – Aplicações e perspectivas para a agricultura do futuro; Divulgação científica e popularização da ciência; Bioprospecção/Biotecnologia de microrganismos aplicada a agricultura; SynCom: Modulação do microbioma para promoção de crescimento e proteção de plantas; Microalgas para produção de bionanofertilizantes aplicados à agricultura sustentável; Energia Sustentável: benefícios e aplicações do biogás na agroindústria brasileira; Biogás: Panorama atual e perspectivas de geração de energia renovável, com especialistas em Microbiologia Agrícola.
O Prêmio será entregue aos selecionados ainda neste mês de outubro.
Texto: Alicia Nascimento Aguiar | MTb 32531 | 17.10.2024